setembro - 1 - 2013 | 11 comentários

Até hoje recebo muitos comentários sobre o post que escrevi sobre o DIU (http://heloisaorsolini.com/?p=998). Para quem não leu e não sabe, o DIU é um dispositivo intra-uterino anticoncepcional. Como eu não posso tomar pílulas por causa da trombose que tive (muitas pílulas modernas aumentam o risco de trombose – para qualquer pessoa!), o DIU foi uma opção encontrada pela minha médica. Coloquei o mirena (e não o de cobre) em dezembro. Enfim, por causa dos comentários e perguntas que me mandam até hoje, me sinto na obrigação de escrever contando que tirei o DIU há umas 2 semanas! Não me adaptei: tive cólicas por meses e meses, além de muitas espinhas no rosto. Lá no México, fiz muitas meditações com respirações abdominais. As cólicas que tive por causa do DIU acabaram me impedindo de fazer as respirações… Minha médica já tinha me dado a opção de tirar, mas eu tinha optado por esperar mais um pouco, por causa da falta de opções de outros métodos anticoncepcionais. Mas depois da viagem e das espinhas não melhorarem de jeito nenhum, mesmo depois de 8 meses, resolvi tirar. Além disso, o DIU altera o pH e facilita certas infecções. Uma opção para agora é o Cerazette, uma pílula sem estrogênio (só com progesterona) que mulheres que já tiveram trombose podem tomar – parece que é o estrogênio que aumenta os riscos de trombose. E, já que é o que tem para hoje, vou servir de cobaia mais um pouco!

11 Comentários até agora.

  1. Bruna disse:

    Oi Helo! Eu tomo o Cerazette pq os outros anticoncepcionais desencadeavam muita enxaqueca em mim. Ele é ótimo! O incomodo mesmo é ter que engolir um comprimidinho todos os dias ;)

  2. ana claudia disse:

    Olá. Quero te dizer que uso DIU de cobre a seis anos, nunca senti nada. Pra mim é o melhor contraceptivo que existe. Boa sorte!!

  3. Mila disse:

    Oi heloisa! Uso o cerazette ha anos e ehnotimo!! Super boa a adaptacao e vc pode tomar sem intervalos, ai nao menstrua nem tem tpm, colica, etc. recomendo mto!! Bjs

  4. Fernanda disse:

    Boa tarde, gostaria de dizer que usei o Cerazette por 6 anos e nunca tive problemas, parei, pois quis engravidar. Quando parei, depois de 2 meses, já estava grávida. Depois de 6 meses que tive minha filhinha, coloquei o Mirena… Aff, para quem estava acostumada com o Cerazette (que era uma beleza, pois não menstruava), que decepção, tive escapes por todos os meses, e agora, depois de 1 ano, retirei novamente para tentar outro bebe. Depois que tiver esse outo bebe, com certeza, volto para o Cerazette… também recomendo muito!!! Adorei seu bolg Heloisa, parabéns, uma delicia de ver…

  5. Danielly Santos disse:

    Boa Noite meninas, bom gostaria de tirar algumas dúvidas e falar minha experiência.
    Tenho um hemangioma cavernoso no braço e no ombro, porém nosso posso nada com hormônios que incha e perco o movimento do braço..Então procurei uma ginecologista e falei que n podia tomar concepcional e ela me passou o cerazette,resolveu o problema do meu braço e tals mais n parei de menstruar e não sei se era o efeito do remédio ou estress meu cabelo caiu muito tomei ele por 4 meses e n regulou e nem parei de menstruar..

  6. Mila disse:

    Oi helo! Ha algum tempo nao entrava no blog e hj pensei: como sera q ela esta? Li o desabafo master: vadorei!!!!! Rs. E ai fui navegando e cheguei nesse post. E ai, se acostumou ao cerazette? Olha, o tomo ha anos e foi uma otima decisao pra mim. Antes, sofria MTO com colicas e tpm. Muito! E resolveu minha vida (alem de ser bom nao menstruar – e ainda poupa nossos ovulos).
    Enfim, queria saber se adaptou. Bjs! Mila

  7. Debora disse:

    DIU MIRENA nada mais é do que um implante hormonal, nao entendi o porque de sua medica passar ele se vc tem historico de trombose.

    Daria no mesmo vc usar o implanon ou cerazette que sao progestinas – progesterona sintetica.
    Nao contem estrogeno o que em tese é menos pior para quem tem historico mais ainda um risco.

    Nao entendo porque medicos passam esse dispositivo em local tao complicado se açao do hormonio sendo liberado no braço é bem mais simples de se aplicar e de ser removido. O DIU de cobre precisa ser colocado no utero porque a ação espermicida dele se da com o cobre, contato.

    Eu vejo falta de conhecimento tecnico – o que muitos medicos carecem por mais absurdo que pareça – ou interesse financeiro nesta escolha tão sem sentindo.

  8. Maria Paula disse:

    Oi meninas,
    Queria compartilhar com vcs a minha experiência com o Mirena. Coloquei por recomendação médica pois eu perdia muito sangue todos os meses e vivia às voltas com o meu ferro e queda de cabelo. Na primeira semana após a colocacao do mirena parecia que tudo ia bem mas de repente comecei a sangrar muito. Meu medico recomendeu 1 mês de Cerazette. Eu hesitei em tomar mas estou tentando há 1 semana e continuo sangrando um pouco. Antes eu sangrava durante 7 dias. Agora com o mirena sangro há 40 dias. Às vezes sinto cólica e estou muito infeliz, e na duvida se tiro de uma vez e volto pro meu método anticoncepcional anterior que era o Today Sponge. É muito hormônio de uma vez, mirena + Cerazette. Até quando isso? Alguém tem alguma opinião, please?

  9. Heloisa Orsolini disse:

    Oi Maria Paula!
    Ninguém pode escolher por você, massas… eu tiraria o DIU. Fiquei aguentando um tempo maior que o normal as cólicas, depois que tirei pensei que não deveria ter esperado tanto. Pq não só o Cerazette, por exemplo? Lembrando, converse sobre todas as opções com um médico de sua confiança.
    Bjs

  10. Maria Paula disse:

    Oi Helo! Depois de 10 dias tomando Cerazette o meu sangramento está cedendo. Resolvi o seguinte: Vou terminar a cartela de Cerazette e ver o que acontece.Se eu voltar a sangrar tirarei o Mirena imediatamente. Ai não deu certo mesmo e tento só o Cerazette. As duas coisas de uma só vez que não dá. Muito bom ter esse espaço aqui para desabafar e trocar uma ideia apesar da decisão final ter que ser minha.
    Bjss e super obrigada!
    Maria Paula

  11. nan@ disse:

    Encontrei o seu post procurando se alguém mais teve o mesmo problema que eu. Acabei de descobrir uma trombose na minha perna por causa do Cerazette. E nem foi muito tempo de uso. Só 3 meses. A trombose provavelmente já estava lá já no segundo mês, mas até conseguirem diagnosticar… Muito cuidado anticoncepcionais…