setembro - 24 - 2013 | 1 comentário

No último domingo, dia 22/09, aconteceu o Equinócio de Primavera aqui no hemisfério sul, sendo Equinócio de Outono no hemisfério norte. Esse marca a entrada do Sol no signo de Libra. O dia a a noite, neste dia, têm exatamente a mesma duração, com 12 horas cada um; o Sol ilumina com a mesma intensidade os hemisférios norte e sul do planeta. No exato momento do equinócio, o Sol está alinhado com a Linha do Equador. E, então, tem início a nova estação: no nosso caso, a Primavera! Os Equinócios acontecem duas vezes por ano: em março, quando começa o Outono, e em setembro, marcando o início da Primavera.

Para trabalhar em conjunto com a natureza, é muito bom saber que o Equinócio representa um momento muito importante. A Primavera representa a fase de renascimento da Natureza com o fim do Inverno, um período de recolhimento. É como se fosse a transição para um período de mais luz, onde tudo à sua volta tende a ficar mais alegre e colorido, com as flores desabrochando, os passarinhos cantando, o sol brilhando mais forte! E, aos poucos, aquele sentimento de isolamento e introspecção que normalmente associamos com o inverno vai dando lugar à extroversão e abundância do verão. Exatamente, a abundância de luz e energia do Sol vai se afastando do hemisfério norte e se aproximando do hemisfério sul, fazendo com que as pessoas aqui fiquem mais abertas umas com as outras e com o mundo. Além da entrada no signo de Libra, inicia-se um período regido por Vênus, significando que os relacionamentos, a harmonia, o senso estético, o gosto pelas artes e pelo amor ficam em evidência. Os 3 meses da Primavera se relacionam justamente com essa abertura ao mundo e às pessoas.

Interessante, Libra “reparte” o ano do zodíaco em duas metades: a primeira, que vai de Áries a Virgem, representa o desenvolvimento do indivíduo. Enquanto isso, o período de Libra a Peixes simboliza o desenvolvimento da sua socialização. Ou seja, uma vez que o indivíduo está desenvolvido, ele precisa relacionar-se, ter mais contatos além da família e do seu relacionamento amoroso somente, encontrar pessoas de outras origens e ambientes. Libra é justamente a união e por ser a “mediação” entre esses dois períodos é representado por uma balança e não por seres humanos ou animais como os outros signos. Libra busca sempre o equilíbrio e harmonia nos relacionamentos e atitudes, dando bastante importância para a imparcialidade, a apreciação da estética, a colaboração, a diplomacia… Quando precisam fazer algo sozinhos, podem se sentir inseguros.

A principal lição desse signo é a “descoberta” que precisamos uns dos outros e que a harmonia, a beleza, o equilíbrio e a justiça são as chaves para o bom convívio. Com a segunda metade do zodíaco, inicia-se o entendimento dos dualismos complementares, é hora de somar, repartir e viver em companhia dos outros. “Agora sabemos um pouco mais porque a Primavera é um momento tão especial: é que ela espelha uma condição de beleza e harmonia envolvendo a Natureza e todas as criaturas que nela tomam parte. Dia e noite em equilíbrio, convém nos afeiçoarmos a este espírito!” (Dimitri Camiloto – Estrela Guia).

Bom, gente, eu não sabia de tudo isso assim do nada, mas fui pesquisar para contar para você porque Naam Yoga celebra os Equinócios!!! Como em diversas outras ocasiões, a natureza influencia nosso dia a dia e o nosso comportamento. Portanto, esse é um período excelente para nos abrirmos ao próximo, ao contato com o outro, à socialização! E aprendermos que é em comunidade e sociedade que somos mais felizes e que podemos atingir nosso verdadeiro potencial de realização. Nesse período, podemos refletir como nossos relacionamentos podem se tornar mais harmoniosos, alegres e bonitos… Viver em sintonia com a natureza é ser suportado por ela! Boa primavera!!! Namastê!

IMG_2162

Um comentário até agora.

  1. anali disse:

    Oi Heloisa, nesse momento me encontro num leito de um hospital ha doze dias, cinco deles na UTI e sem pevisão de alta, ontem iniciei um novo antibiotico por mais dez dias, já que o primeiro não deu conta do recado.Estou com uma grave pneumonia e agora estou com suspeita de derrame pleural.Você, minha querida já esteve 38 dias internada e sabe como é dificil essa rotina, dores, picadas, remédios,saudade da família, comida de hospital, clima de hospital…e diferente de você não consigo dormir, além de estar com transtorno de ansiedade…ufa… vou falar em coisas boas agora: seu blog, que tem me ajudado a atravessar esse momento tão desesperador. Obrigada, sua força me anima a continuar, seus textos são escritos com a alma e me ajuda a ver as coisas de maneira positiva, apesar de você ser dez anos mais jovem que eu, não possuo um terço da sua sabedoria. beijos Anali