outubro - 1 - 2013 | 4 comentários

960020_571632796205619_1470214170_n

Bom dia!!!! Como hoje é dia primeiro de outubro, damos início ao Outubro Rosa! O Outubro Rosa é um movimento popular conhecido e celebrado pelo mundo todo, simbolizando a luta contra o câncer de mama e estimulando a população a se instruir e, assim, aumentar o número de diagnósticos precoces e cura, além de tentar reduzir a incidência. Também conta com a participação de diversas empresas e entidades, que ajudam no processo de conscientização. O movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados realizavam diversos eventos isolados relacionados ao câncer de mama no mês de outubro e, então, o Congresso acabou aprovando a oficialização de Outubro como o mês nacional (americano) de prevenção ao câncer de mama. Já a cor é por causa do lacinho rosa é por causa do laço cor de rosa distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York em 1990 e desde então promovida anualmente na cidade. A distribuição do laço rosa foi iniciativa da Fundação Sunsa G. Komen for the Cure (www.komen.org). Aqui no Brasil, podemos conhecer um pouco mais e saber dos eventos relacionados através do site do movimento: http://www.outubrorosa.org.br/.

Os eventos realizados em outubro incluem corridas, desfiles de moda, ciclos de palestas, partidas de boliche… E é comum ver monumentos em diversas cidades enfeitadas com laços rosas ou iluminados com essa cor. Olha que lindo que ficou o Cristo iluminado de rosa em outubro de 2008! Isso fora diversos outros monumentos pelo Brasil que ficaram ainda mais lindos…

outubrorosa_0004

São cerca de 52.000 novos casos ano, incluindo homens. Ficar atento aos sinais e buscar ajuda logo no começo aumenta muito as chances de cura. Além disso, existem coisas simples que podemos fazer para prevenir. Meu caso não foi câncer de mama e sim linfoma, mas infelizmente não posso dizer que não conheço de perto a doença. Minha avó materna faleceu de câncer, sendo que ele começou na mama e acabou se espalhando por diversos lugares. Isso foi há 28 anos, eu tinha só 2 aninhos e não tive a oportunidade de conhecê-la mais de perto. Todas as mulheres da minha família fazem exames periodicamente, inclusive as mais novas. Tanto minha mãe como minhas tias e mesmo duas primas já tiveram nódulos no seio, que felizmente não eram malignos. Porém, se não tivessem sido detectados no início, poderiam ter evoluído para algo pior. Informação é tudo, temos que fazer a nossa parte!

Também fico muito feliz de anunciar em primeira mão que vou participar do XI Encontro das Amigas do Peito, realizado há 11 anos  pelo Centro de Oncologia (CEON) do Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba, que vai acontecer no dia 26 de outubro. Vou falar um pouquinho para as pacientes e ex-pacientes sobre a minha história, dar algumas dicas… Como disse desde o início do blog, poder dividir minha história e ajudar outras pessoas através disso me dá uma força incrível. É disso que é feita a vida, dessa comunidade de luz e amor, dessa troca, dessa união! Lógico, vou documentar tudo para mostrar para vocês 😉

DSC_0026

4 Comentários até agora.

  1. Aline disse:

    Helo, assim que tiver mais detalhes de data,horário da sua participação nesse evento do CEON dos Plantadores de Cana me avisa.Sou de Rio Claro e fiz 25 sessões de radioterapia lá, gostaria muito de participar e principalmente te conhecer.Meu CA foi de estomago faz 1 ano que descobri, já acabei todo o tratamento estou nos exames de rotina de 3 em 3 meses…meu único problema no momento é ganhar o peso perdido (62 para 35)…mas com fé,força e determinação vou conseguir.Um Grande abraço

  2. Angelo José Broggio disse:

    Boa noite, é muita alegria e satisfação que escrevo essa mensagem, como forma de agradecimento a todos os profissionais em geral da CEON, que me ampararam e me ajudaram a vencer mais uma batalha, um cancer. Em nenhum momento me senti abandonado nesta clinica e sou muito grato por tudo que me fiseram. Um beijo bem forte no coração de todos os profissionais e funcionários da CEON. Muito obrigado!

  3. Heloisa Orsolini disse:

    Que bom Angelo! Fiquei mto feliz com a sua mensagem! Eles realmente merecem!!!! Bjss

  4. maria leitao disse:

    Muito bom lembrar no outubro rosa que a doença que mais mata a mulher não é o cancer mas são as doenças cardiovasculares- portanto todo cuidado é pouco com falta exercicios, nutriçao adequada, fora ao tabaco, fora ao alcool e ao stress.