outubro - 8 - 2013 | 7 comentários

Todo mundo anda me vendo falar sobre Kabbalah e perguntando: mas Helô, em termos práticos, o que é Kabbalah? Vou tentar explicar em poucas palavras. A tradução literal de Kabbalah é receber. Significa entender melhor as leis da Natureza, como o Universo funciona, e poder usar essa Sabedoria Divina para agir de acordo com essas leis e, dessa forma, melhorar a sua vida e a de todos ao seu redor. Significa receber a luz da Sabedoria Divina Espiritual para poder aplicá-la a serviço de Deus, a serviço do bem e a serviço da luz. Todos somos um e somente através dessa união com o todo e com Deus poderemos um dia retornar ao estado original de divindade. Mas não podemos ir sozinhos, temos que ir juntos! Em termos práticos, significa ter mais ferramentas a seu dispor para ser uma pessoa melhor, para melhorar sua vida e as vidas das pessoas ao seu redor usando as leis da Natureza. Quando agimos de acordo com essas leis, não estamos mais lutando contra o Universo e sim estaremos em fluxo com ele. Em outras palavras, a vida flui mais fácil e mais bonita ao invés de parecer que estamos remando contra a maré. Como diz Dr. Levry, tudo que você entende se torna mais fácil. Entendendo como o Universo funciona, torna-se mais fácil para nós agirmos da maneira mais proveitosa. Dizendo tudo isso, é importante dizer que a Kabbalah não deve ser usada de forma egoísta para melhorar sua vida e levar vantagem, mas é uma ferramenta de auto-conhecimento para que você se torne uma pessoa melhor a cada dia e mais próxima de Deus. Assim, poderá se tornar um instrumento Dele nesta vida, poderá levar luz ao mundo e transformar vidas. Não tem coisa que traga mais alegria do que isso!

Como já disse algumas vezes, Naam Yoga é uma união de Yoga com Kabbalah. Por isso, vocês ainda vão me ouvir falar muito disso por aqui. A Kabbalah que eu estudo é a Kabbalah Universal e o Kabbalista Universal é aquele que vive através do NAAM, ou seja, da PALAVRA. É aquele que usa a vibração das palavras e dos mantras para melhorar o mundo, para elevar e construir e não para destruir.Estou aprofundando meus estudos para poder levar esses ensinamentos adiante e ajudar cada vez mais gente! Então, não adianta querer explicar em um post só esse conceito tão amplo. Mais importante do que falar o que significa é começar a mostrar em termos práticos.

Hoje, vou falar dos 12 Códigos da Kabbalah e deixar o primeiro deles como reflexão para a semana. Minha idéia é colocar alguma coisa nova toda semana para vocês irem se familiarizando com o tema.Os 12 códigos são como chaves para abrirmos nosso coração. São diretrizes de vida para que tenhamos uma vida melhor, mais iluminada e mais solidária, nos aproximando da nossa essência verdadeira de amor e de luz. Neles, vocês vão encontrar conselhos como não ser vingativo, ser grato, servir o próximo… Cada um dos 12 códigos merece uma reflexão!

O primeiro código é: BE THANKFUL AND GREATFUL ou SEJA GRATO E AGRADECIDO. Os códigos foram feitos na ordem certa, ou seja, tem que praticar o primeiro para poder ir para o segundo. É preciso começar a prestar atenção a cada momento do seu dia, perceber todos os motivos que a vida tem te dado para ser grato e agradecido. O primeiro passo para abrir espaço na sua vida para receber bênçãos de todas as formas é ter GRATIDÃO pelo que já se tem. Todo mundo, por mais miserável que sua vida possa parecer naquele momento, tem motivos para agradecer. Toda a sua vida pode mudar quando você começar a focar naquilo que tem de bom e abundante ao invés de focar no que falta ou no que precisa melhorar. Isso não quer dizer ser acomodado, porque você não vai deixar de fazer o que precisa ser feito para evoluir. Mas quer dizer unir as duas coisas e agir ao mesmo tempo em que agradece o que já se conquistou. Em Kabbalah, acreditamos na Lei da Osmose: você se torna aquilo de que se cerca constantemente. Se você se cerca de pessoas, palavras, pensamentos e ações negativas, se torna negativo. Se, ao contrário, se cerca de boas palavras, pensamentos e ações, atrairá tudo isso para a sua vida também. Ao agradecer aquilo que já tem, estará atraindo mais e mais coisas boas para você. Ao invés de estar impregnado com o sentimento de falta, escassez, frustração, estará radiante e esperançoso.

Faço questão de fazer com frequência uma listinha das coisas pelas quais sou agradecida na minha vida. Só para dar um “guia” e mostrar como podemos estar esquecendo coisas simples que são na verdade muito importantes para a nossa felicidade, aqui vão alguns exemplos: sou grata pela minha família, pelos meus amigos e pelo meu marido. Sou grata por ter saúde, por ter fé e por ter diversas oportunidades na minha vida. Sou grata por ter alimento na minha mesa a cada refeição, água para beber, roupas para vestir, uma cama quentinha e cobertores macios, principalmente num dia de frio como hoje. Sou grata por ter esse computador no qual estou escrevendo para vocês, por ter leitores que com todo o carinho torceram por mim nos momentos difíceis e por ter a bênção de ter a oportunidade de ajudar pessoas através do meu blog.  Sou grata por ter tido acesso à educação e à saúde quando precisei, por ter podido realizar alguns sonhos e sonhar muitos outros. Além de todos os bens materiais que me ajudam a realizar esses objetivos e sonhos, sou grata por ter crescido em um ambiente de amor que me permitiu desfrutar de tudo isso com o coração aberto. Sou grata por tantas outras coisas que não caberiam aqui, coisas pequenas como tomar um banho quente quando estou com frio, poder ligar para a minha mãe quando estou com saudade, poder abraçar meu marido quando ele chega do trabalho, poder olhar pela janela e ver o sol nascer e se pôr, ouvir o barulhinho da chuva e sentir o vento no rosto quando está calor. Fora tudo isso, sou grata por todos os sofrimentos de que fui poupada até hoje. Apesar de ter tido um câncer, hoje estou curada e sei que esse foi só um capítulo difícil num livro de muitas alegrias, ao mesmo tempo que sei que existem milhares de outros tipos de sofrimento que afligem diariamente milhões de pessoas, como guerras, fome, traições, desemprego, miséria, falta de amor, doenças sem cura, falta de tratamento adequado, falta de justiça e de educação, violência e todo tipo de abusos. Por tudo isso, convido vocês a fazerem uma reflexão nessa semana: o que você tem na sua vida pelo que é extremamente agradecido? Deixe que seu coração se inunde com esse sentimento maravilhoso e traga muitas bênçãos para o seu caminho!!!

Namastê, boa semana, boa vida!!!

IMG_0781

7 Comentários até agora.

  1. Muito bom o post…apesar de eu não saber quase nada sobre Kabbalah, eu já sigo esse primeiro código, sou muito grata por tudo que tenho, tive e que terei, Deus é muito bom comigo!!!
    Estou me tratando de um câncer, e saber que vc está curada dá mais um pouco de esperança nesse momento tão difícil e doloroso!!!!
    Obrigada pela positividade, por dividir um pouco do seu conhecimento isso é muito bom mesmo!!!
    Grande beijo
    Carol Machado

  2. Denise Teixeia Lopes disse:

    Helo…faz um tempo que acompanho sua história…desde o diagnostico do câncer…,enfim…queria te dizer que esse seu post pra mim foi uma resposta do universo e a confirmação de que sim ! Eu estou no caminho certo ! Faz alguns anos que ando numa busca por equilíbrio e auto conhecimento pois vivo numa angustia e desequilíbrio emocional muito grande…o fato é que tenho entrado em contato cada vez mais com as filosofias orientais…com o budismo…com a lei da atracão…com uma verdadeira e nova visão de mundo….e essa semana eu fiz um propósito…ficar 20 dias sem reclamar…e todos os dias…falar pra duas amigas minhas…algo pelo que eu sou grata ! hoje o motivo da minha gratidão…foi por ter acordado com todos os meus sentidos perfeitos….audição…tato…olfato…e principalmente minha visão…..sou muito grata por isso….!! E completo a lista dizendo que sou muito grata a Deus e ao universo por ter lido esse seu post e pela sua vida !….fiquei surpresa…pq hj pela manha me questionei se isso traria algum resultado em mim…e ai me deparo com esse seu post no Face q o Marcelo compartilhou….obrigada linda ! Vc e uma fofíssima…. Vou acompanhar os 12 códigos….fiquei animada….beijinhos

  3. Beatriz Ruegg disse:

    Maravilhoso seu blog Helô, cada dia mais e mais; Aproveito aqui por ser grata por te-la conhecido nesta vida!! bjsss

  4. Leiliane Abreu disse:

    Muito inspirador esse texto e sobre o tema você indica algum livro? Adoro livros. 🙂

  5. Mais uma reflexão para você e uma lição para nós! Precisamos ter uma luz que clareie nosso caminho, nossa direção. Deus e Jesus tem que ser essa luz e você vem clareando o caminho e nos ajudando a enxergar isso e a maneira de estarmos mais perto do BEM. Te amo. Deus te abençoe, proteja e continue te iluminando. Bjsss

  6. Rossana Lins disse:

    AMEEEEEEIIIIIII,!! amo vc tb amiga!! Vc é demais!!!

  7. lucicleia santos disse:

    Sempre que posso,abro seu blog,e, sempre tem mensagens lindas.Voce e luz,e Deus nos da a carga que podemos suportar e com isso nos fortalecer mais e mais.Contiue assim.Saiba que esta ajudando muita gente.Beijos.